10 nov 2021

Casa é um lugar para ser habitado: aniversário da Casa Fernando Pessoa

No dia 30 de novembro de 1993 a Casa Fernando Pessoa abria portas pela primeira vez. Passados 28 anos mudou muita coisa no mundo, na cidade - e neste lugar de literatura. Celebramos o aniversário da Casa no dia em que também passam anos sobre a morte de Fernando Pessoa. 

O programa de aniversário começa a 26 de novembro com um workshop online de dois dias sobre leitura de poesia em voz alta, com Teresa Lima - A poesia das coisas simples

No dia 30 de novembro a entrada na Casa é gratuita, em horário alargado, entre as 10h e as 19h. Estão agendadas várias visitas orientadas ao longo dia, feitas por pessoas da equipa que não o fazem diariamente: a diretora, uma pessoa da produção, da comunicação ou da biblioteca e uma pessoa da mediação têm perspetivas singulares sobre a exposição. Há visitas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (às 10h30) e audiodescrição (às 14h30).

Ao fim da tarde, escutamos poemas sobre casas, moradas, abrigos e sons destes lugares de intimidade e acolhimento. As leituras começam às 19h, se vier mais cedo terá ainda oportunidade para visitar a exposição, excecionalmente aberta até à hora do início do programa. Leituras por Ângela Pinto, com sonoplastia de Antonio-Pedro, e a presença de Manuela Nogueira, sobrinha de Pessoa, que nasceu nesta casa. 

Assinalamos este aniversário com especial alegria, no ano em que a Casa foi distinguida como Melhor Museu Português, pela Associação Portuguesa de Museologia.