Programa Especial

Aniversário da Casa Fernando Pessoa

30 nov 2025 · 10:00 – 18:00

Domingo das 10 às 18h

Entrada livre na Casa Fernando Pessoa

 

A 30 de novembro de 1993, a Casa Fernando Pessoa abriu portas pela primeira vez. Trinta e dois anos depois, assinalamos esta data, que é também o dia em que se cumprem 90 anos da morte de Fernando Pessoa, com uma programação especial.

Neste dia, de entrada livre, haverá visitas orientadas gratuitas e a projeção do filme-ensaio, Onde Está o Pessoa?, de Leonor Areal (2023), o qual, a partir de imagens de pessoas que surgem à saída de um concerto, na maioria homens, de fato completo e chapéu, muitos com bigode, se procura Fernando Pessoa.

Dois atores dos Artistas Unidos vão ler poemas, portugueses e estrangeiros, onde a obra de Pessoa ecoa e que fizeram parte do programa Pessoa Ressoa*, iniciado em 2022 em parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

Programa:

 

*VISITA ORIENTADA

11h00

Visita orientada gratuita à exposição de longa-duração e à exposição temporária A arca eterna: Fernando Pessoa e a posteridade.

Duração: 60 minutos

Lotação máxima 25 pessoas cada.

*Levantamento de bilhetes a partir das 10h.

 

FILME-ENSAIO

12h00

ONDE ESTÁ O PESSOA? / 2023, de Leonor Areal

Auditório da Casa Fernando Pessoa

> 63 minutos

M/12

Entrada livre, sujeita à lotação

Neste ensaio audiovisual, Leonor Areal convoca o espectador a olhar em detalhe para um filme centenário e para as dezenas de pessoas que surgem à saída de um concerto, a maioria homens, de fato completo e chapéu, muitos com bigode. E se Fernando Pessoa estiver entre a multidão? O filme investiga essa possibilidade. O espectador encontrará a sua resposta.
 

Sobre Leonor areal

Tem trabalhado na convergência interdisciplinar das áreas de Literatura, Comunicação, Educação e Cinema. Concebeu o duplo portal arquivopessoa.net / multipessoa.net. Em 2009 concluiu doutoramento sobre Cinema Português na NOVA-FCSH. Realizou diversos documentários. 

 

LEITURA DE POEMAS

15h00

Leitura de poemas das sessões anteriores do Pessoa Ressoa pelos espaços do museu (pisos 1 e 3), pelos atores dos Artistas Unidos, Inês Pereira e João Meireles.

 

*VISITA ORIENTADA

16h00

Visita orientada gratuita à exposição de longa-duração e à exposição temporária A Arca Eterna: Fernando Pessoa e a posteridade.

Duração: 60 minutos

Lotação máxima 25 pessoas cada.

*Levantamento de bilhetes a partir das 15h.

 

LEITURA DE POEMAS

17h00

Leitura de poemas das sessões anteriores do Pessoa Ressoa pelos espaços do museu (pisos 1 e 3), pelos atores dos Artistas Unidos, Inês Pereira e João Meireles.

 

*Pessoa Ressoa

Programa realizado em parceria pela Casa Fernando Pessoa e pelo ILCML da FLUP, entre 2022 e 2025, baseado na recolha e apresentação de poemas de poetas contemporâneos, escritos como reação a poemas de Fernando Pessoa.

 

A visita à Casa Fernando Pessoa tem um limite de lotação, por razões de segurança e de bem-estar.
Quando essa lotação for atingida, será necessário aguardar um pouco, até ser novamente possível a entrada de visitantes.
Agradecemos a sua compreensão.