9 nov 2020

Leituras ao Ouvido

Há oito meses que a Casa Fernando Pessoa chega diariamente a quem quer ouvir poemas e textos curtos numa chamada telefónica feita de pessoas para pessoas. 

Soam as quatro no piso 1 da exposição da Casa Fernando Pessoa. O relógio não está lá, mas ouvem-se as badaladas. Abrem-se livros, procuram-se cantos sossegados junto a um telefone fixo, verificam-se os contactos. Todos os dias diariamente, pessoas da equipa da Casa ligam a pessoas que querem ouvir poesia e prosa. Os telefonemas são curtos: saúda-se quem está do outro lado, fazem-se propostas para as leituras do dia, quem ouve escolhe, aclara-se a voz e partilha-se o texto em voz alta.

Lê-se Fernando Pessoa e os seus heterónimos, mas também poetas contemporâneos. Nem sempre poesia: lêem-se também pequenos contos, excertos de romances, páginas de diários. Os livros das nossas estantes são, a par da voz de quem lê, a matéria-prima.  

Continuamos a receber inscrições para leituras pontuais e regulares. Continuamos deste lado do fio, mesmo que já não sejam precisos fios para nos ligar. Continuamos ligados pela literatura. 

Inscrições: 914 342 537 (dias úteis das 10h/18h) ou info@casafernandopessoa.pt