25 fev 2022

Dia Mundial da Poesia

Assinalamos a data em conjunto, dentro e fora de portas: penduramos versos à janela, o rap toma conta do auditório e há visitas livres aos cantos da Casa, onde estarão poemas de Pessoa para ler alto ou levar.

Começamos a 19 e 20 de março com uma oficina de rap, por Telma Tvon.
Sabemos tanto sobre o que nos rodeia – e o que sabemos sobre nós? Terá a poesia algo a dizer sobre isso?
Este é o ponto de partida para a oficina de rap O que sei eu de mim?. Para pessoas dos 14 aos 18 anos que vivem a questionar, e fazem das respostas possíveis poemas,versos, rimas – Arte. A participação na oficina é gratuita mas é necessário inscrição, até 16 de março. No dia 20, ao final do dia, há uma apresentação ao público, basta levantar bilhete na Casa, a partir das 18h.

Este ano, com a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, voltamos a convidar os vizinhos do Bairro a pendurar à janela bandeiras com versos. Versos nas janelas, nas varandas – de quem está dentro de casa para quem mora em frente, para quem passa na rua.
Para esta edição de Poesia Estendida fizemos uma chamada à participação, pedindo sugestões de versos. Resultaram onze versos curtos: de Pessoa e heterónimos, Sophia de Mello Breyner, Mário Cesariny, Pedro Tamen, Daniel Faria, António Ramos Rosa e Camões.
As bandeiras estarão disponíveis para serem levantadas a partir de 15 de março na Biblioteca-Espaço Cultural Cinema Europa e na Casa.

A 21 de março, o Dia Mundial da Poesia, a Casa está de portas abertas. A entrada é livre e há poemas de Pessoa ao longo da exposição, para ler ou levar de recordação. De manhã e de tarde, há visitas orientadas com leituras, além das histórias sobre Pessoa e as peças do museu.