Cómoda dos “eus”

slideslide

Presencial  ·  Oficina
1.º, 2.º e 3.º Ciclo 
Período letivo  · Ter. a Sex.  · 10h30  · 14h
90 minutos
Máx. 1 turma  · Min. 15 alunos
3€ por aluno

Casa Fernando Pessoa ·  Escola ·  Pátio ou jardim perto da escola

 

O que têm em comum a data de 8 de março de 1914, uma cómoda e um escritor português? O que une todos estes elementos? Haverá uma história que os relacione?

«Quem tem alma, não tem calma» afirma o Pessoa ortónimo, como que dizendo que na sua obra existe a conceção de um singular esforço de vitalidade em estados que o poeta identifica com a infância e com as experiências-limite do tempo e do espaço.

Nesta visita-oficina vamos explorar, debater e desvendar as respostas a alguns dos enigmas pessoanos a partir de um universo de objetos pertencentes ao próprio. Tendo em mente a célebre cómoda de Fernando Pessoa, e seguindo uma metodologia participativa e argumentativa, iremos manusear uma casa-portátil em forma de “objecturário” com gavetas bem recheadas de objetos, livros e documentos. Vamos desvelar as várias “gavetas interiores” que compõem o escritor, quem foi, o que escreveu e o que idealizou. Entrar no imaginário e no jogo criativo de Pessoa e perceber o seu fantástico jogo de criação literária! No final, apelando ao nosso espírito de poetas, experimentaremos técnicas diferentes de escrita criativa, e, em poucos minutos, criaremos em conjunto a nossa obra literária.

Tudo vale a pena se a imaginação não é pequena!

 

Competências a desenvolver

Linguagens e textos
Raciocínio e resolução de problemas
Sensibilidade estética e artística

Inscrições e informações: servicoeducativo@casafernandopessoa.pt