Sessão Descontraída Visita livre à Casa Fernando Pessoa
5€ (com descontos) à venda na bilheteira da Casa
História Visual (português e inglês)
As peças da exposição da Casa Fernando Pessoa transportam histórias e memórias sobre Pessoa, o que leu, como escreveu, o tempo em que viveu. Numa visita-livre os visitantes percorrem a exposição ao seu próprio ritmo, parando e demorando a atenção de acordo com os seus interesses. Em cada piso, uma pessoa da equipa da mediação, está disponível para acolher, responder a questões, chamar a atenção para detalhes relevantes.
Esta é uma sessão descontraída, o que significa que a visita à exposição decorre numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com mais à vontade no que diz respeito ao movimento e ao barulho nas salas de exposição. Para um melhor acolhimento, há também pequenos ajustes na exposição (luz, som, lotação reduzida nas salas). Convidamos todos os visitantes a manter uma conduta atenta a possíveis situações de desconforto que outros visitantes possam manifestar.
Todas as pessoas são bem-vindas, inclusivamente pessoas no espectro do autismo; com deficiência intelectual; com défice de atenção; com síndrome de Down; com síndrome de Tourette; em estados iniciais de demência; com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação; e a famílias com crianças pequenas.
A Casa Fernando Pessoa é um dos primeiros museus do país a oferecer estas sessões.
Estão também disponíveis duas Mochilas Sensoriais na bilheteira do museu para os visitantes que as queiram requisitar. São úteis para pessoas neurodivergentes ou outras pessoas que beneficiem deste tipo de recursos, como por exemplo pessoas com perturbação de ansiedade. As mochilas estão equipadas com materiais de apoio à regulação sensorial em duas versões: infantil e pessoas adultas.
Apoio Millenium BCP no âmbito do programa Museu Acessível. Consultoria da APPDA.