Uma Casa para os mais novos
Agora que as férias se aproximam a passos largos, a equipa da Casa Fernando Pessoa preparou oficinas para ocupar e divertir os mais jovens nos dias de verão.
Procurar a novidade e desafiar as regras não são só coisas de crianças, são coisas de artistas! Por isso, inspirados por Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Júlio Pomar, Sonia Delaunay e outros artistas, os mais novos irão criar livros, fazer máscaras com letras, compor uma história... tudo isto na oficina Tenho em mim todas as modernices do mundo!, ao longo de cinco dias passados no Jardim da Estrela, nos meses de julho e agosto.
Aqueles que preferem histórias de aventuras, na oficina Trovadores e Dragões irão do mais alto dos torreões à mais profunda das masmorras, percorrendo a Idade Média através da sua literatura. Apesar da má fama desta época, nem tudo era cinzento: aprenderão a ilustrar e escrever como um monge copista e, quiçá, a enfrentar monstros mitológicos!
Antes de chegarem as férias grandes, um grupo de jovens investigadores vai decifrar mensagens enigmáticas no museu, identificar pistas suspeitas e analisar provas à lupa em mais uma edição da oficina Clube de Detetives (24 de maio).
E integrado na programação Osaka em Lisboa, teremos um Workshop de encadernação conduzido pela Casa Nic e Inês (31 maio). Os participantes são desafiados a serem “os editores” de um novo livro de Fernando Pessoa – uma antologia única e pessoal. De entre um conjunto de vários poemas em três línguas (japonês, inglês e português), cada pessoa escolhe os textos que prefere e compõe o seu livro, com recurso ao método da encadernação japonesa.
No Dia da Criança (1 de junho) recebemos a mediadora de leitura Cláudia Sousa, que apresenta a oficina Flop!, onde crianças e famílias irão folhear diferentes livros e descobrir surpresas de pasmar! Haverá também tempo e espaço para desenhar o que se viu e ouviu.
Ainda em junho, voltamos a fazer bandeiras para estender versos à janela, numa oficina de tipografia onde serão estampados em tecido versos de Fernando Pessoa. Esta atividade – Faça a sua Bandeira – é pensada sobretudo para jovens e adultos que podem, naturalmente, contar com a colaboração de ajudantes mais novos.