slide

Livro do Desassossego é a obra mais conhecida e mais traduzida de Fernando Pessoa. É composto por cerca de 500 trechos em prosa, que Pessoa escreveu ao longo de mais de 20 anos mas que não chegou a ordenar e a organizar em volume.

O conjunto dos fragmentos que se destinavam ao futuro Livro do Desassossego só chegou ao conhecimento dos investigadores depois da morte de Pessoa em 1935. Os papéis foram encontrados dentro da arca onde Pessoa guardava tudo o que escrevia. O Livro que hoje podemos folhear é o resultado da análise, das escolhas e das decisões dos editores.

A autoria da maior parte dos fragmentos é atribuída a Bernardo Soares, semi-heterónimo de Pessoa. Bernardo Soares deambula pelas ruas de Lisboa como se a cidade fosse o seu “labirinto” pessoal. Perde-se em divagações sobre sentimentos, ideias e sonhos e estes são a matéria de muitos dos seus textos.

Quem visita esta exposição-jogo “deambula” entre os fragmentos do Livro do Desassossego e decide a melhor maneira de os ler. Na mesa, dispostas em ranhuras, estão folhas transparentes com trechos impressos que o visitante-leitor pode mudar de lugar, ordenar, selecionar. Desta forma, os visitantes entram no jogo da combinação dos textos e compõem a sua própria versão do Livro do Desassossego.

Jogo do Desassossego é uma exposição temporária concebida a partir do Livro do Desassossego para assinalar os 40 anos da sua primeira edição. Apenas em 1982, quase meio século depois da morte de Fernando Pessoa, a editora Ática conseguiu fazer o seu lançamento. Começou então uma dinâmica discussão em torno deste livro enigmático que continua a fascinar leitores e investigadores de literatura.

Junho de 2022 a 10 de setembro de 2023.

Ficha Técnica

Curadoria e produção de conteúdos  Casa Fernando Pessoa
Conceito e instalação atelier-do-ver
Consultoria científica Fernando Cabral Martins
Seleção dos fragmentos processo participativo e Casa Fernando Pessoa 
Construção e montagem Ambienti d’Interni
Aplicação multimédia Semente
Piso podotátil Electrosertec
Agradecimentos Richard Zenith (tradução inglesa dos trechos do Livro do Desassossego)

Junho 2022