Um poeta visita a Casa e escolhe uma peça ou um lugar para, a partir daí, falar da sua relação com a escrita e com Fernando Pessoa.

São dez poetas de diferentes gerações e estilos, que partilham histórias, leituras, curiosidades e o que mais surgir na conversa.
 

2ª Temporada

4.º episódio - Margarida Vale de Gato

No último episódio de Museu Infinito, recebemos a escritora e tradutora Margarida Vale de Gato, que nos irá falar sobre a admiração de Fernando Pessoa por Edgar Allan Poe, a partir de um livro da sua biblioteca particular.

3.º episódio - Miguel Martins

O escritor e músico Miguel Martins escolhe um objeto pessoal de Fernando Pessoa e partilha histórias, poemas e vícios.

2.º episódio - Nuno Júdice

Nuno Júdice escolhey o livro Ulisses, de James Joyce, que pertenceu a Fernando Pessoa. Numa conversa com Raquel Marinho, Nuno Júdice fala da sua relação com o poeta e com os livros da sua biblioteca particular.

1.º episódio - Rosa Oliveira

 Rosa Oliveira partilha a dificuldade de resisitir à tentação de imitar Pessoa quando se está a começar a escrever poesia e o objeto do museu que escolheu foi uma curiosa troca de correspondência entre Álvaro de Campos e Ofélia Queiroz. 

1ª Temporada

6.º episódio - Jorge Sousa Braga

Para falar da sua relação com Fernando Pessoa, Jorge Sousa Braga escolheu o livro "Poems" de Walt Whitman, da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, exposto no segundo andar, no coração da Casa.

5.º episódio - Inês Lourenço

Para este episódio recebemos a poeta portuense Inês Lourenço, que escolheu uma cómoda que pertenceu a Pessoa e integra a instalação "Dia Triunfal" – construída a partir da mitificação que o próprio Fernando Pessoa fez sobre a criação dos heterónimos, numa carta dirigida a Adolfo Casais Monteiro .

Nesta gravação, como é habitual, foram salvaguardadas todas as questões de conservação da coleção.

4.º episódio - Andreia C. Faria

A poeta Andreia C. Faria começou por preferir Álvaro de Campos, mas hoje em dia é Bernardo Soares o heterónimo pessoano que mais a inspira; confessa que o Livro do Desassossego é a obra de Fernando Pessoa que mais relê e onde encontra "sempre coisas novas"

A escolha do objeto mais marcante da exposição não foi óbvia, mas acabou por recair em algo que vive no coração da Casa Fernando Pessoa.

3.º episódio - André Tecedeiro

O poeta André Tecedeiro escolheu o livro de aniversários – The Floral Birthday Book – onde Fernando Pessoa registou, aos 6 anos, a data de aniversário do seu primeiro amigo imaginário conhecido: o Chevalier de Pas – início de um jogo que se estendeu ao longo de toda a sua vida. A partir deste objeto fala sobre a sua relação com a escrita e com Fernando Pessoa.

2.º episódio - Inês Dias

Inês Dias, poeta e professora, visitou a Casa Fernando Pessoa e escolheu o mapa estratégico de namoro – um esquema desenhado por Pessoa para prolongar os caminhos que percorria com Ofélia Queirós –  para falar sobre a sua relação com a escrita e com o poeta, uma relação que começou na adolescência.

1.º episódio - Miguel-Manso

Miguel-Manso, poeta com treze livros publicados desde 2008, visitou a Casa e escolheu a máquina de escrever para falar da sua relação com a escrita e com Fernando Pessoa.

Música: Growing up, por Scott Buckley