"Ocorrências Nocturnas" De Rafael Dionísio
Quarta às 18h30
Duração: 60 minutos
Entrada livre, sujeita à lotação
Com João Chambel e Daniel Seabra Lopes.
Ocorrências Nocturnas é o novo livro de Rafael Dionísio. Foram precisos 11 anos para ser acabado.
É um livro com poucos parentes. É um primo da Poesia em Prosa, mas Prosa Experimental é o que é mais exacto para o definir. Por isso leva o cognome de “Exercício de Escrita”. Um exercício é uma coisa esboçada, exploratória.
Na superfície, é um livro que trata da Loucura em geral e do Hospital Psiquiátrico em particular. Isso é um topos já recorrente na literatura, o que não está bem, nem mal à partida.
No entanto a sua essência mais profunda é a do exercício linguístico e literário: num grande tecido de texto são convocadas todas as práticas textuais e discursos, apropriações, citações, numa centrifugadora alucinante, por vezes divertida e até leviana; outras vezes abjeccionista, grotesca, violenta, maníaca, quando não francamente depressiva.
O livro Ocorrências Nocturnas é uma electro-convulsão textual.
Publicado pela Editora Bicicleta.
Bios
João Rafael Gomes nasceu em 1971. Tem um Doutoramento em História do Livro e Crítica Textual pela NOVA FCSH. Com o pseudónimo de Rafael Dionísio tem publicado romances e livros de prosa experimental. Atualmente é também Professor Auxiliar Convidado na NOVA FCSH, e leciona Escrita Criativa no verão e a cadeira de Ficção Breve, na Pós Graduação de Artes da Escrita.
João Chambel (Lisboa, 1969). Psicólogo há já umas décadas e autor de banda desenhada desde que se lembra. Trabalha em ritmo oscilante e não faz muita questão. Tem publicado de tempos a tempos, de preferência em obras colectivas ou periódicas.
Daniel Seabra Lopes, Lisboeta, quinquagenário, professor e investigador, imerso autor e ilustrador disperso.