Serviço Educativo · Visita · Leituras

Aniversário da Casa Fernando Pessoa Casa é um lugar para ser habitado

26 nov 2021 · 10:00 – 19:00

No dia 30 de novembro de 1993 a Casa Fernando Pessoa abria portas pela primeira vez. Passados 28 anos mudou muita coisa no mundo, na cidade - e na Casa Fernando Pessoa. Celebramos o aniversário da Casa no dia em que também passam anos sobre a morte de Fernando Pessoa. 

O programa de aniversário começa a 26 de novembro com um workshop online de dois dias, para a leitura de poesia em voz alta, com Teresa Lima - A poesia das coisas simples. Uma oficina para pessoas sem experiência na leitura de poesia em voz alta.

Durante o dia 30 de novembro há entrada gratuita na exposiçã, horário alargado e várias visitas orientadas ao longo dia, feitas pelas pessoas da Casa, que mostram a exposição na perspetiva de quem trabalha nos bastidores. Há visitas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.


Ao fim da tarde, escutamos poemas sobre casas, moradas, abrigos e sons destes lugares de intimidade e acolhimento. 

Leituras por Ângela Pinto, com sonoplastia ao vivo por Antonio-Pedro e a presença de Manuela Nogueira, que morou nesta casa. 


Assinalamos também a data com uma oficina para escolas. A Grande Viagem do Pequeno Mi é uma oficina de dança, música, literatura e ilustração (criação de Madalena Victorino, co-criação e interpretação de Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, a partir de um livro de Sandro William Junqueira e Rachel Caiano)