3 mar 2020

Traga um livro no bolso, versos de cor, o gosto de conversar sobre livros

Qual é o poema que sabe de cor? Aprendido na escola, letra de canção, o soneto preferido, uma quadra, o início de Os Lusíadas? “O poeta é um fingidor” de Pessoa ou “Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio” de Reis? Caeiro com “Sou um guardador de rebanhos” ou “Todas as cartas de amor são ridículas” de Campos?

Às vezes, a memória guarda versos quase sem darmos conta. Outras vezes, desafiarmo-nos a decorar um soneto pode ajudar-nos a combater a falta dela, sabendo que as leituras instantâneas de hoje nos fazem ter uma relação mais apressada com a linguagem.

Em Março, os livros de poesia voltam ao Jardim da Parada na Feira do Livro de Poesia, programa que fazemos com a Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Durante estes dias, os editores trazem os catálogos de poesia para os escaparates e assim vemo-los melhor. Alguns deles, breves raridades que se lêem de uma assentada. Outros, volumes de poesia de anos de vida.

21 de Março é o Dia Mundial da Poesia: estaremos nesse sábado na Biblioteca do Cinema Europa com uma escolha de poemas que ficam no ouvido. Talvez passemos a lembrar esses poemas com a voz da nossa convidada: Maria Rueff.

Este ano, Álvaro de Campos é o nome escolhido para celebrar o dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro. Depois da leitura de Caeiro em 2018 e de Reis em 2019, Campos vem fechar a trilogia dos heterónimos nesta celebração criada para nos fazer pensar e reparar no poder da leitura e nos seus efeitos.

Falando da Biblioteca Particular de Pessoa, uma vez por mês escolhemos um poeta que Pessoa tenha lido e vamos conhecê-lo melhor. São as Aulas de Poesia Mundial, que organizamos há dois anos, e que dão conta da grande variedade de leituras feitas por Pessoa: José de Espronceda e Ovídio são os poetas destes meses.

Para as férias da Páscoa, escolhemos um programa sobre humor para as crianças. Juntando texto e imagem em cartoons de humor, será uma maneira de entrarmos pelo campo da literacia visual e de experimentarmos outras formas de ler.

Traga um livro no bolso, versos de cor, o gosto de conversar sobre livros. Estaremos à sua espera.

Clara Riso · Directora da Casa Fernando Pessoa 

Conheça aqui o programa para Março e Abril.