As Oficinas de Verão da Casa Fernando Pessoa foram pensadas para decorrer num ambiente de tranquilidade, respeitando as orientações de saúde e segurança da Direção Geral de Saúde e a legislação em vigor relativa à COVID-19.
Há grandes peças pesadas, algumas belas, que não se prestam à portabilidade, que são domésticas e caladas, e que podem voltar a estar à mão se passamos mais tempo em casa. Milhares de páginas finas: um dicionário em papel.
A editora BOCA e a Casa Fernando Pessoa lançam a versão digital do audiolivro Afinal o Caracol, o Íbis e o Gato, a trilogia da Companhia Andante com poemas de Fernando Pessoa para a primeira infância.
Estão disponíveis as comunicações do Colóquio Novos Estudos Pessoanos 2020 – Ponto de Situação.
Marginar é o acto de usar as margens dos livros para anotações. Há livros que deixam marcas nos leitores e leitores que marcam os livros que lêem.
Livros e papéis antigos que ajudam a contar a história do escritor
Com menos ruído nas ruas, os sons ganham outro lugar. Conseguimos distinguir pássaros, vento, sinos, o eléctrico na Calçada. As árvores nos quintais dos vizinhos, as conversas no pátio das traseiras. Se toca a campainha ou o telefone no apartamento do lado, ou o rádio. Pelo menos nos momentos em que na nossa casa há espaço para isso, chegam aos nossos ouvidos esses sinais de vida livre.
Em Novembro de 2019, a UNESCO declarou 5 de Maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Na Casa Fernando Pessoa fomos ouvir quem escolheu o português para trabalhar literariamente, tendo como maternas outras línguas.
Há muita gente que nos faz chegar a literatura à estante: é com editores e livreiros que estamos este ano no Dia Mundial do Livro
De segunda a sexta, a partir das 16h, a equipa da Casa Fernando Pessoa lê poemas ao ouvido de quem não está ligado às redes.