Faleceu Tela Leão, programadora cultural e ativista cívica, em Tavira, aos 74 anos.
Em 2025 assinalam-se 90 anos da morte de Fernando Pessoa. A Casa Fernando Pessoa evoca a data com uma nova exposição temporária “A arca eterna: Fernando Pessoa e a posteridade” que inaugura a 27 de novembro.
Este verão, começamos o fim de semana mais cedo! Durante o mês de julho, às quintas-feiras, ao final da tarde, a esplanada da Casa Fernando Pessoa enche-se de música com concertos de jazz ao vivo. A entrada é gratuita (sujeita à lotação do espaço) e os concertos têm a duração de cerca de uma hora. Os músicos trazem consigo diferentes estilos, instrumentos e histórias. Com a curadoria de Bruno Santos, o programa é uma parceria com o Hot Clube de Portugal.
A Casa Fernando Pessoa, em parceria com a Direção Regional de Cultura dos Açores, abre o processo de candidaturas para a segunda edição da Residência de Escrita de Poesia. Para a Residência, que terá a duração de um mês e será na ilha de São Miguel, nos Açores, são elegíveis autores e autoras de língua portuguesa, com obra publicada.
Agora que as férias se aproximam a passos largos, a equipa da Casa Fernando Pessoa preparou oficinas para ocupar e divertir os mais jovens nos dias de verão.
De maio a agosto, não faltam motivos extra para vir à Casa Fernando Pessoa – desde logo, o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) ou o aniversário do escritor (13 junho). Nos meses mais quentes, os programas também saem porta fora: há concertos na esplanada, oficinas de férias no Jardim da Estrela e visitas temáticas ao Castelo de São Jorge.
Há 90 anos que Fernando Pessoa se faz ouvir através de leitores, editores, escritores, tradutores e artistas de outras artes.
Que verso gostaria de ver à janela em 2025?
A candidatura de Rita Taborda Duarte foi a proposta vencedora da Residência de Escrita de Poesia – 1.ª edição Ponta Delgada, com o projeto de livro «Enxofre», a editar pela Flan de Tal, na coleção ElemeNtário.
A Casa Fernando Pessoa, em parceria com a Direção Regional de Cultura dos Açores, abre o processo de seleção para uma Residência de Escrita de Poesia de um mês em São Miguel, nos Açores. São elegíveis autores e autoras de língua portuguesa, com obra publicada.