6 dez 2022

Casa Fernando Pessoa nomeada para o Prémio Europeu do Ano 2023

A Casa é ainda finalista do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Inclusivo. 

A Casa Fernando Pessoa é um dos museus europeus nomeados para o Prémio European Museum of the Year 2023 (EMYA), uma iniciativa do Conselho da Europa.
Considerado o prémio mais importante no setor da museologia na Europa, o prémio EMYA visa distinguir um museu que contribua para proporcionar aos seus visitantes “uma atmosfera única, com uma exposição e interpretação imaginativas e que apresente uma abordagem criativa para a educação e responsabilidade social.”
A esta distinção, podem concorrer museus dos 47 países europeus que tenham aberto recentemente ou sido alvo de obras de modernização ou alargamento nos últimos três anos. Na edição do ano passado, o vencedor foi o MindMuseum, na Holanda.
O anúncio dos vencedores deste ano e a cerimónia formal de entrega dos prémios EMYA terá lugar durante a Conferência Anual do European Museum Forum, em maio de 2023 em Barcelona.

Além da nomeação para o EMYA 2023, a Casa Fernando Pessoa — que reabriu em 2020, depois de uma profunda remodelação — é, simultaneamente, finalista do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Inclusivo.

O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa conjunta do banco BPI e do jornal Expresso, que em 2022 tem a sua quarta edição.

Os vencedores de todas as categorias a concurso — Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador, Turismo Sustentável e Prémio Carreira — serão conhecidos no próximo dia 14 de dezembro, numa cerimónia de entrega de prémios que terá lugar em Oeiras.